Saudade & Recordações: Ano da Graça de 2015: Morais Sarmento à Lembrança Viva!
O pensamento voa no tempo, e no espaço, o imaginário cria asas, sai viajando nos sonhos. Bendito imaginário a viajar no presente, futuro e no passado distante trazendo a tona os bons tempos, deixando no adolescente José Maria, estudante rebelde, saudade e recordações um tanto fragmentadas. O imaginário crias asas voltando ao passado, lá está o adolescente aprendiz, estudante do Liceu Coração de Jesus, colégio administrado por padres Salesianos. Na época, o Liceu era um colégio nobre, atendia a elite burguesa, o colégio era próximo a estação Sorocabana de trens, e a estação da Luz, patrimônio cultural de São Paulo. O Liceu Coração de Jesus próximo ao palácio do governo do estado, no bairro nobre dos Campos Elísios. Hoje o bairro e o colégio estão deteriorados, serve de refugio para os infelizes viciados nas drogas. O querido Liceu Coração de Jesus, colégio que abrigou grandes vultos, pessoas ilustres, como: Políticos, jornalistas, artistas e poetas. Um tempo que deixou saudade, boas recordações e belas lembranças. Marcas de um tempo de São Paulo da garoa, dos deuses da chuva. Fechado o Preâmbulo: O espaço é dedicado inteiramente a Rubens de Morais Sarmento, o grande radialista e apresentador que elevou a um patamar elevado a música de raiz popular brasileira, a verdadeira música brasileira. No ano de 2015 voltamos a render a justa homenagem a Rubens de Morais Sarmento, batalhador incansável em prol da música popular brasileira de boa qualidade. Esta homenagem além de justíssima, ressalta o grande radialista e apresentador, para que os jovens tomem conhecimento do seu trabalho e da sua luta incansável em defesa das coisas do Brasil. O imaginário passeia em tempos passados, 1900 e Morais Sarmento, lá vamos encontrar o jovem José Maria de ouvidos atento ao programa do Morais Sarmento, sua mãe Ana Lopes, Anó ia contado ao filho sobre as músicas do passado quando ela era mocinha. O filho ouvia tudo em silêncio, aprendeu a importância que tinham os grandes artistas, como Orlando Silva, Silvio Caldas, Carlos Galhardo, Vicente Celestino, Almirante, Carmem Miranda, Aracy de Almeida, Bando da Lua, e tantos outros. Onde fosse o Morais Sarmento, mãe e filho não deixava de ouvir o seu programa, foi assim na radio Bandeirantes, radio América, Gazeta, Capital, era o Morais levando alegria aos seus ouvintes. Rubens de Morais Sarmento, apaixonado pelo "cantor das multidões" o gênio Orlando Garcia da Silva, tanto que a jardineira era tocada uma vez e meia. Morais Sarmento crítico contumaz das mazelas do país, crítico velado da turma da Macacobraz, maus brasileiros. Morais intolerante ao famigerado "Jabacule" o jabá, o quem dá mais. O programa do Morais tinha como Prefixo musical o tico tico no fubá- Orquestra Tabajara do maestro Severino Araújo. Bons tempos de 1900 e Morais Sarmento. O radialista e apresentador bateu sua rica plumagem ( morreu ) em 22/03/1998, deixando uma enorme lacuna, ninguém para ocupar o seu lugar.
Crônica de: José Maria Lopes Silva
É sempre muito bom relembrar Rubens de Morais Sarmento, radialista e apresentador, defensor incansável da música popular brasileira, de cantores e músicos instrumentistas. A nossa saudade será eterna.
Crônica de: José Maria Lopes Silva
É sempre muito bom relembrar Rubens de Morais Sarmento, radialista e apresentador, defensor incansável da música popular brasileira, de cantores e músicos instrumentistas. A nossa saudade será eterna.
Nenhum comentário:
Postar um comentário