Total de visualizações de página

NO PALCO DA VIDA.



 
          A vida é o grande palco!
          O mundo é o grande teatro!
          A existência é uma peça teatral!
 
A vida apresenta-se como um grande palco, onde o ser humano  se apresenta exibindo  seus dramas, mostrando seus personagens de múltiplas faces e falsetas. O palco da vida é o cenário perfeito, o ser humano atua como ator e atriz, contracenando com diversos personagens de si mesmo. A vida é o grande palco, e o mundo, o grande teatro. Abrem-se as cortinas para o início do espetáculo, apresentando os dramas humanos. No palco, luz, ação, a Ribalta é alvo das atenções. Olhares atentos ao palco, o belo cenário, a plateia vive a expectativa de assistir o drama humano. No palco o ser humano contracena com personagens de si mesmo. Vez e outra por descuido deixa cair a máscara da face. No palco da vida apresenta-se o ser humano com suas tramas e ardis, engendrando terríveis dramas, situações complicadíssimas. No palco situações criadas, apresentando os dramas Shekesperiano. No palco da vida apresentam-se Crianças & Adolescentes, que encontram-se em situação de vunerabilidade pessoal, sujeito a exploração e a  violência. No palco da vida a voz da razão grita em altos brados: - O problema do "Menor abandonado", é um caso típico de patologia. A sociedade enferma, atua em defesa dos seus interesses, embora seja paternalista, adota a postura de enfermidade, tanto que ignora completamente os "Menores abandonados", deixando-os na mais completa invisibilidade. A voz da razão grita em altos brados: - A pobreza cresce desordenadamente nas periferias das grandes cidades brasileiras. A pobreza cresce e se alastra, vai aumentando o número de favelas, reduto da pobreza e miséria. A minoria privilegiada da sociedade, classe dominante, tecem loas a Educação e a Cultura: - Enquanto milhares de crianças estão passando fome, sendo maltratadas, sendo mortas... São reflexos da sociedade relapsa e enferma, e de políticos e governantes ausentes do social, voltados para os próprios interesses, resultando nas mazelas do país. É uma situação assustadora, que causa revolta e indignação do povo oprimido. Sozinho ninguém vai mudar o mundo, mas se cada um de nós fizer bem a parte que lhe cabe, podemos mudar este estado de coisas, e fazer um país melhor para todos. Não vamos fazer de tudo um drama Shakesperiano, vamos sim, ter esperança. Os sonhos e a Utopia são alentos para o ser humano. No grande palco da vida se realiza, o realismo óbvio, ignorando completamente a Utopia.
 
                       A saga dos "Menores abandonados".
                       A desesperança, nas luzes que se apagam.
                       Vidas roubadas, vidas ceifadas, por mera banalidade.
                       Vidas que se calam, vozes do silêncio.
                       "Menores abandonados, morrem todos os dias,
                       vítimas da violência banal.
                       Retrata bem a decadência dos valores éticos e morais.
                       Pobre ser humano, que precisa se reinventar.
 
A violência abrupta transita livremente nas ruas levando o pânico e o horror, sangram os inocentes. No palco da vida os escombros, sob os escombros surge uma fresta de luz. A luz da esperança, o ser humano precisa se reinventar, e aprender verdadeiramente cultivar o amor.
 
Crônica de: Jose Maria Lopes Silva
Crônica dedicada especialmente  à querida Amiga, Elisângela Duarte Bueno, pelo grande trabalho que realiza nas comunidades carentes, e a bela atuação que vem realizando junto aos Adolescentes carentes das periferias, oferecendo e oportunizando a estes jovens, a oportunidade real, como uma luz e o caminho, a trilhar, desenvolvendo-se no hoje para obter sucesso no amanhã. Permita deus que estes jovens tonem-se cidadão do bem, e tenhamos um Brasil melhor, mais justo para todos da classe dominada. Parabéns Zana fulô pela sensibilidade e dedicação plena, e por todo esforço  de levar a estes jovens carentes, Educação e Cultura.
 A homenagem estendo à minha amiga Prof. Tânia Florença, da Etec, comprometida com a Educação e a Cultura, levando aos seus jovens alunos a oportunidade de tornarem-se cidadãos de bem, seguindo os preceitos da ética, da moral e os bons costumes.

 
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário