Se todos na terra reconhecerem a beleza como bela,desta forma já se pressupõe a feiúra.
Se todos na terra reconhecerem o bem como o bem,deste modo já se pressupõe o mal.
Porque Ser e Não-ser geram-se mutuamente.O fácil e o difício se complementam.
O longo e o curto se definem um ao outro.O alto e o baixo convivem um com o outro.
A voz e o som casam-se um com o outro.O antes e o depois se seguem mutuamente.
Assim também o Sábio:permanece na ação sem agir,ensina sem nada dizer.
A todos os seres que o procuram ele não se nega.
Ele cria,e ainda assim nada tem.Age e não guarda coisa alguma.
Realiza a obra,não se apega a ela.E,justamente por não se apegar,
não é abandonado.
O Sentido da Vida III
Não dar preferência aos homens capazes impede que o povo conteste.
Não valorizar os objetos preciosos faz com que o povo não furte.
Não exibir coisas que possam suscitar a cobiça evita que o coração
do povo se conturbe.
Por isso é que o Sábio governa da seguinte maneira: esvazia os corações e
enche os estômagos.
Enfraquece as vontades e revigora os ossos,e faz com que o povo fique sem
conhecimento e sem desejos,e providencia para que os doutos não ousem agir.
Ele pratica a não-ação e em tudo reina a ordem.
Texto na integra do livro Tao Te Ching,livro Das Mutações
O Sentido da Vida,Pensamentos de Lao-Tse
Editora Pensamento.
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